Vidro temperado é mais rígido, tem maior resistência térmica e se estilhaça em pequenos fragmentos quando é danificado. A fabricação consiste no aquecimento da matéria-prima (cristal ou vidro impresso) que é então submetido a um tratamento térmico de têmpera à temperatura de 650/700ºC, recebendo logo após jatos de ar que provocam um choque térmico. O vidro temperado é indicado para locais que requerem resistência, como boxes de chuveiro, portas de vidro ou frontões de lareira, seu uso em fachadas está restrito a entre vãos de pequenas dimensões dentro de caixilhos. Oferece segurança por evitar ferimentos graves ao ser quebrado devido a seus pequenos fragmentos arredondados, pois possui furações e recortes especiais que não fragilizam a peça, tendo excelente efeito estético pela ausência de esquadrias, baixo custo comparado com o vidro comum.
Através dos vidros impressos, podem compor ambientes com design moderno e diferenciado, unindo qualidade, segurança e translucidez, que garantem privacidade em banheiros, lavanderias, cozinhas, salas, dormitórios e escritórios. Isso é possível pelas diferentes texturas e formatos que esse produto oferece.
Os vidros duplos (ou vidros insulados) são chamados de vidros termo acústico, pois dependendo da sua composição, podem oferecer isolamento térmico e isolamento acústico.
O isolamento térmico se dá, pois a câmara de ar, serve como isolante para a passagem de calor do vidro externo para o interior do ambiente. Para melhorar a performance térmica, pode-se utilizar um vidro refletivo.
Com relação ao isolamento acústico, o desempenho pode ser melhorado utilizando um dos vidros laminados ou vidros de diferentes massas.
Mais de 90% dos vidros fabricados no Brasil são produzidos pelo processo de flutuação ou "float glass". Neste processo a matéria-prima em estado quase liquefeito - o vidro fundido - é despejado sobre uma camada de estanho também derretido. Como as duas matérias são imiscíveis (não se misturam) o vidro flutua e se espalha sobre o estanho buscando seu nível natural, e consequentemente forma uma lâmina lisa e contínua. Essa massa de vidro ao se espalhar controlada e vagarosamente ao longo do percurso de vários metros vai esfriando naturalmente.
Com esta técnica é possível criar placas de vidros de diversas dimensões. E estas placas são normalmente utilizadas para a criação de outros vidros, como o vidro temperado e o vidro laminado.
A qualidade óptica é a diferença notável. Isto é, embora a matéria-prima utilizada na fabricação destes dois tipos de vidros seja a mesma, o Vidro Float apresenta um menor índice de deformação e ondulação de sua superfície, se tornando muito superior ao Vidro Comum - fabricado pelo processo convencional
O vidro laminado é um vidro de segurança. Ele é composto por duas ou mais lâminas de vidro unidas fortemente por calor e pressão, as quais tem, entre elas, uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina. Ele pode ser produzido com diferentes níveis de resistência, de acordo com o uso (proteção pessoal ou contra vandalismo).